CULTIVO

| |

A petúnia é perfeita pra quem gosta sempre de uma cor no jardim. Bem cuidada ela oferece sempre esse festival de flores.
Embora seja uma planta perene, a petúnia é cultivada sempre como anual, ou seja, depois da primeira floração ela começa a perder o vigor, daí para continuar com o vaso florido, tem que trocar as mudas.
O solo bom pra petúnia é bem drenado (que não acumula água) e rico em matéria orgânica. Como plantas floríferas são bem exigentes em fósforo, acrescente também a farinha de ossos quando for plantar.

Mistura BásicaSe você não encontrar o substrato pronto, faça essa mistura em casa:
1 parte de terra comum
½ parte de terra vegetal
½ parte de húmus de minhoca
1 parte de areia de construção lavada
Para um vaso como o da foto: 3 colheres (sopa) de farinha de ossos.
Misture bem, prepare um vaso com camada de drenagem (pedras, argila ou isopor picado) suficiente para cobrir o fundo, uma camada fina de areia, só pra tampar as pedras, daí encha o vaso com a mistura e plante normalmente.

AdubaçãoUm mês após o plantio faça uma adubação foliar com NPK 4-14-8, o melhor adubo é um azulzinho (chamado de Peter’s), que deve ser dissolvido na água e aplicado com um vaporizador, sempre com o vaso á sombra. Caso não encontre esse, use aquele comum, dissolvido na água das regas, aplicado somente no substrato com regador. Use sempre a quantidade indicada pelo fabricante.
Após 15 dias, alterne com húmus de minhoca ou farinha de ossos, é só misturar no substrato delicadamente e regar depois. Permaneça alternando sempre adubo orgânico e inorgânico a cada 15 dias, e nunca descuide da adubação, essa é uma boa dica pra manter vasos com flores.

Se o local que você mora é muito quente, deixe o vaso á meia-sombra, se o local tiver um clima ameno, deixe-o sob sol pleno.

Regas
As regas devem acontecer de 2 a 3x / semana, ou até diariamente no verão, observe sempre, nunca deixe o solo muito úmido, só molhe novamente se o solo estiver mais para seco. Sempre pela manhã ou fim da tarde, nada de molhar planta no sol quente!